Warning: Creating default object from empty value in /home/super084/public_html/untitled/wp-content/themes/freshnews/functions/admin-hooks.php on line 160

A UNTITLED

O nome pode soar estranho, a pronúncia idem, mas abra seu programa favorito, seja editor de textos, de planilhas, de imagens ou vídeos e lá estará escrita esta palavrinha mágica. A cada novo documento que você cria no computador, o primeiro nome que aparece é UNTITLED.

Pronuncia-se assim:

UNTITLED: an-tai-rold (EUA)
UNTITLED: an-tai-told (Inglaterra).
UNTITLED: un-titled = sem título.

Hoje, embora a maioria dos softwares já venha traduzido de fábrica, e em alguns casos, o nome de um novo arquivo também possa variar para NO TITLED, DOCUMENT ou NEW PROJECT, o conceito permanece o mesmo. E aqui, a palvra que melhor resume nossa proposta é: criação.

A UNTITLED é um blog, uma e-zine, uma comunidade ou qualquer outro nome que queiram dar. UNTITLED é uma CyberZine! Pronto! Mas o nome em si não importa. O importante é que a UNTITLED é um projeto multicultural, feito pelo próprio leitor, com conteúdo inédito e de qualidade. Na UNTITLED, falamos sobre cultura (literatura, cinema, TV, HQ, Mangá, arte, música, design, fotografia, etc.), sobre ciência e tecnologia (descobertas, inovações, ciências exatas e biológicas, sobre gadgets e coisas de nerd), falamos sobre comportamento (pessoas, comunidades, sociedade, etc.), falamos sobre gastronomia ou “a culinária nerd” e como não poderia deixar de ser, sobre a própria Internet (tendências, social media, inovações).

Nossa proposta é ser um canal aberto para todos aqueles que produzem conteúdo de alta qualidade. Escreve sobre tecnologia? Escreve crônicas? Tem uma banda bacana e quer divulgar seu trabalho? Desenvolveu uma teoria? Gosta de gadgets? Quer expôr seu pensamento sobre educação? Gosta de ecrever críticas de cinema? Quer divulgar seu livro? É um cientista e gosta de escrever sobre astronomia? A UNTITLED é o seu espaço.

Características

A UNTITLED é mutante. Nada é estático, fixo ou definitivo. Este projeto tem como premissa básica a transformação constante. Evolução é a palavra de ordem. E a UNTITLED nasceu disso. Em meio ao nascimento e a evolução da Internet. Hoje somos apenas um Blog, amanhã seremos uma comunidade, um portal, uma revista, quem sabe um shopping virtual. Tudo é possível. E no mundo digital da UNTITLED – assim como em nossas vidas – somos os construtores. Cabe a nós fazermos as escolhas certas. Só cabe a nós fazermos acontecer.

Assim como você, temos muitos planos. Muitas idéias (sim, com acento mesmo!). O Projeto UNTITLED é “o início”. Junte-se ao caos de informação e cultura que está surgindo. Produza conhecimento. Junte-se a nós. Vamos criar a UN.TITLED.

História

A idéia deste projeto começou a germinar em 1996, quando comecei a trabalhar com a então desconhecida Internet. Para mim, as possibilidades que a internet me ofereciam eram infinitas. E assim, mergulhei de cabeça nesse universo até então desconhecido. Em 1997, depois de muito rabiscar em folhas de papel, encontrei um nome que apesar de estranho, tinha tudo a ver com o que eu queria fazer.

Fiz uma busca no site da Fapesp (hoje Registro.BR) e voilá, o meu domínio estava livre. Só que naquela época, para se registrar um domínio .com.br, era necessário que se tivesse uma firma aberta, então recorri ao meu primeiro empregador .com, uma produtora, que assim como eu, também estava descobrindo o mundo digital.

Anos depois, em 2000, no auge da bolha .com, decidi colocar minha idéia em prática. Na época eu trabalhava em uma produtora que estava investindo em vários projetos, de todos os tipos e tamanhos. Dos mais simples aos mais ambiciosos. E nessa época, eu tive oportunidade de acompanhar muitos deles e de participar de alguns de uma maneira ou de outra. Além de aprender a escrever um projeto eu comecei a aprender a escrever Planos de Negócios para aplicar em minha idéia. Sim, eu também queria participar do jogo!

Mas a bolha estourou e tudo foi por água abaixo. E o meu sonho, que ainda estava no papel, foi pra gaveta, o lugar de tantos outros sonhos. Afinal, um projeto desses demandaria milhões e aquela era o momento negro da Internet. Mas enfim, a vida continua. Nesse meio tempo conheci minha alma gêmea, me casei, mudei para Santos, abri minha produtora e de um trabalhinho aqui e outro ali, eis que surgiu a web 2. E agora sim, tudo aquilo que eu havia sonhado antes, poderia ser realizado com muito menos recursos e muito mais eficiência. Então, em janeiro de 2008 decidi içar as velas e pegar outros ventos. Decidi iniciar o Projeto UNTITLED.

E aqui estamos nós.