Aldous Huxley Vs George Orwell: As Diferentes Linhas de Pensamento de Dois Gênios da Ficção [Infográfico]

28 de julho de 2012

Comportamento, Cultura

 Aldous Huxley Vs George Orwell

Fazendo algumas pesquisas me deparei com esse infográfico que ilustra de uma maneira muito didática, as diferenças entre a linha de pensamento de Aldous Huxley e George Orwell. Dois escritores de ficção científica obrigatórios e que na minha humilde opinião deveriam ser lidos nas escolas (sonhar é bom).

Para quem não conhece, Aldous Huxley escreveu Brave New World (Admirável Mundo Novo), enquanto George Orwell, o polêmico 1984. O infográfico é de 2009, mas permanece atual, assim como as duas obras de “ficção”. No final, chega-se a conclusão de que Huxley estava certo, mas na minha opinião, acredito que estamos caminhando para uma junção do “melhor dos dois mundos”. É de se pensar.

Infelizmente, o autor do livro Amusing Ourselves to Death (de onde foi baseado esse infográfico), Neil Postman, reclamou seus direitos autorais impedindo que o desenhista divulgasse esse infográfico. Felizmente, dezenas, senão centenas de sites já haviam divulgado e o trabalho de Stuart McMillen acabou não sendo em vão.

Lamentável a decisão de Neil Postman. Perdeu a oportunidade de divulgar seu próprio livro, na mais democrática das mídias, a Internet. Pelo menos por enquanto.

Imagem: Stuart McMillen.
Não deixe de ler a série: A Ficção Científica Que Virou Realidade.

 

, , , ,

About Max Sparsbrod

Desenvolvedor web desde 96. Cientista amador, aspirante a astrônomo, arqueólogo por correspondência, ufólogo inveterado, forjador de espadas e amante da era medieval. Aprendiz de escritor com um pseudo pseudônimo (Max). Ex-músico, baixista de uma banda de rock mineira “quase famosa”. O grande arquiteto. Em resumo, quem manda nessa bagaça!

View all posts by Max Sparsbrod

One Response to “Aldous Huxley Vs George Orwell: As Diferentes Linhas de Pensamento de Dois Gênios da Ficção [Infográfico]”

  1. Walklenguer Says:

    Ótima postagem, mas há uma correção: há de se tomar cuidado, enquanto pensamos que a internet é “a mais democrática das mídias” e despejamos informações nela corremos o risco de dar à “elite da informação” ainda mais armas para nos controlarem.

    E Orwell estava certo: não existe confraria…

    Reply

Leave a Reply