As Guerras Virtuais: A História do Hacktivismo [Infográfico]

5 de abril de 2012

Comportamento, WebX

webx-abril2012-001

Meu artigo de estréia na coluna “WebX”, aqui da UNTITLED, não poderia ser outro. Vou começar falando sobre uma prática social que está se tornando cada vez mais comum e sofisticada, o hacktivismo. A palavrinha pode parecer estranha, mas já nos dá uma boa ideia de onde vem: os hackers. Acho que nem preciso explicar o que são hackers, ainda mais depois que os mundialmente famosos Anonymous resolveram sair do “anonimato”.

Os hacktivistas nada mais são do que hackers, que usam ferramentas digitais, das mais variadas funções, para violar sistemas de segurança conhecidos e protestar sobre assuntos políticos. Esse hacker da “Nova Era” ou “Hacker do Bem”, é motivado pela busca por justiça. Ele quer revelar ao mundo, os podres do sistema, das grandes multinacionais e das agências do governo, seja de que país for. E muitas vezes, conseguem seus objetivos.

Na terça, 27/03, um agente do FBI chamado Shawn Henry, disse ao Wall Street Journal que os criminosos cibernéticos são poderosos demais para que o governo americano consiga pará-los. Ele também disse que os atuais métodos utilizados pelos Estados Unidos para a prevenção de ações como essas, são simplesmente insustentáveis.

O hacktivismo atingiu seu ponto máximo em 2011. E estas ações de protesto representam a grande maioria dos crimes digitais cometidos nos Estados Unidos hoje em dia. Acredito que o ponto máximo, realmente tenha acontecido com a chegada do Anonymous que inspirou milhares de outros hackers pelo mundo todo. E a grande diferença para os demais grupos hackers, é que nenhum hacktivista quer obter ganho financeiro. O que eles querem é revelar “a verdade” e fazer suas declarações políticas, revelando ao mundo tudo aquilo que eles acreditam que as pessoas “devam saber”. Esse é o objetivo.

Sem mais delongas, veja no infográfico criado pela Frugal Dad, para entender como o hacktivismo se tornou a mais poderosa arma virtual do planeta.

Wake up Neo!

 

 

Via Mashable.
Imagem: V for Vendetta.

 

 

, , , , , , , , , ,

About Max Sparsbrod

Desenvolvedor web desde 96. Cientista amador, aspirante a astrônomo, arqueólogo por correspondência, ufólogo inveterado, forjador de espadas e amante da era medieval. Aprendiz de escritor com um pseudo pseudônimo (Max). Ex-músico, baixista de uma banda de rock mineira “quase famosa”. O grande arquiteto. Em resumo, quem manda nessa bagaça!

View all posts by Max Sparsbrod

No comments yet.

Leave a Reply