Warning: Creating default object from empty value in /home/super084/public_html/untitled/wp-content/themes/freshnews/functions/admin-hooks.php on line 160

786 Planetas na Palma da Mão [Infográfico]

21 de junho de 2012

SciTech

Amo astronomia. Não sou um grande conhecedor, sequer chego a ser um astrônomo amador, mas gosto de ficar de olho em novas descobertas científicas (ou nem tanto). Recentemente tenho acompanhado uma profusão de descobertas de novos planetas em outros sistemas solares. Tais astros são chamados de exoplanetas, pois estão fora do sistema solar. Graças ao Telescópio Espacial Hubble e a Sonda Kepler, estamos descobrindo novos sistemas solares todos os meses.

O infográfico abaixo mostra todos os 786 exoplanetas conhecidos, até junho de 2012, em uma escala real. Dentro do retângulo azulado, temos o nosso sistema solar, com seus maiores planetas. Provavelmente estão representados Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, A Terra, Vênus e Marte. Observe a imensidão de planetas gigantes ao redor. É um número alto, mas ele deve crescer ainda mais porque agora os astrônomos já são capazes de detectar planetas iguais a Terra ou menores.

Agora o mais incrível é que todos os 786 planetas foram detectados na mesma parte do universo, em um espaço de observação do tamanho da palma da mão. Já se sabe, que pelo menos para cada estrela, há um planeta a orbitando. Se a nossa galáxia tem pelo menos 100 bilhões de planetas, imagine quantos planetas não existem nas 500 bilhões de galáxias que os cientistas estimam existir?

E tem gente que ainda acha impossível existir vida em outros planetas :-(

Imagem: XKCD.

ASSINE A UNTITLED!
Cultura geek de verdade!

, , , , , , ,

About Max Sparsbrod

Desenvolvedor web desde 96. Cientista amador, aspirante a astrônomo, arqueólogo por correspondência, ufólogo inveterado, forjador de espadas e amante da era medieval. Aprendiz de escritor com um pseudo pseudônimo (Max). Ex-músico, baixista de uma banda de rock mineira “quase famosa”. O grande arquiteto. Em resumo, quem manda nessa bagaça!

View all posts by Max Sparsbrod