Warning: Creating default object from empty value in /home/super084/public_html/untitled/wp-content/themes/freshnews/functions/admin-hooks.php on line 160

Mistérios Misteriosos? Pense Outra Vez!

9 de abril de 2012

SciTech

Cientista ou não, cético ou não, se você tem mais de 30 anos vai se lembrar do Jack Palance apresentando o famoso programa “Acredite se Quiser”, que passava na extinta Rede Manchete.

O programa apresentava inúmeros casos de coisas bizarras, incríveis, fora dos padrões ou inexplicáveis. Durante cada programa Jack Palance aparecia dizendo: “o estranho, o bizarro, o inesperado!”, fosse para iniciar o programa ou para terminar cada bloco. Foi um sucesso.

Com o advento da internet, esses mistérios foram se multiplicando. Primeiro na forma de e-mails corrente, com fatos bizarros que os outros queriam que você soubesse (quer você quisesse ou não!). Depois, quando os sites não eram mais exclusividade de poucos e o AltaVista permitia que você criasse sua “própria” home-page, apareceram os casos de OVNIs, criaturas estranhas, civilizações perdidas e todo um movimento de “a verdade está lá fora”, com teorias da conspiração levantadas na mesma época em que a série Arquivo X fazia sucesso.

Hoje em dia, com os blogs cada vez mais numerosos, Youtube e celulares com câmera, os fatos estranhos, objetos não identificados e seres incríveis são cada vez mais frequentes. Sejamos sinceros: o Photoshop e programas de efeitos gráficos têm ajudado muito também.

Eu sou um daqueles que, quando vê a palavra “mistério” em um post ou blog, visita na mesma hora para ver o que virá. Mas em 99% dos casos, o que vem é REPOST, REPOST, REPOST.

Digo isso exatamente por ter visto e lido muita coisa. Raramente aparece algo novo. A única coisa que há de novo é o blog. Algum novato na internet e interessado no assunto aparece com seu novo blog e resolve fazer a sua “releitura” do assunto. Se fosse algo crítico, eu até elogiaria, mas o que vejo é o Ctrl C + Ctrl V de outros blogs.

São os mesmos mistérios e pior: os mesmos mistérios que já foram solucionados ou desmistificados, alguns de forma nada digna. Alguns exemplos:

“A figura de um astronauta é encontrada em uma catedral do ano 1102 em Salamanca”

O que deveria ser uma incrível prova da presença de extra terrestres ou de viajantes do tempo no nosso planeta a quase mil anos, não passava da obra de um artista plástico de 1992. A catedral já passou por várias reformas e em cada uma um artista colocou sua “contribuição” artística na estrutura da igreja, quase como um “artista fulano esteve aqui”. Nesta última o cidadão resolveu colocar o astronauta como símbolo do século XX. Nada novo, nada misterioso.

“O mistério dos crânios de cristal”

Esse “mistério” já havia sido destruído antes mesmo do nascimento da internet, mas parece que o pessoal gosta de mantê-lo vivo. Deve ter relação com a durabilidade do cristal. Vai saber… Mas enfim, relíquias arqueológicas já foram objeto de consumo dos ricos e abastados na Inglaterra, França e outros países europeus entre os séculos XIX e XX. Era um sinal de status ter uma estátua pré colombiana na cristaleira da sala ou um múmia na sala de estudos! Com um mercado crescente, pessoas ricas querendo relíquias exclusivas e em uma época em que não haviam muitos especialistas nem avaliadores, alguns espertinhos resolveram fazer dinheiro sem precisar enfrentar tribos de índios perdidas ou bolas gigantescas rolando atrás de você: faziam relíquias no seu próprio ateliê! Os crânios de cristal são um ótimo exemplo disso. Documentado, registrado e resolvido, mas o “mistério” ainda existe na internet. Ou ao menos, em alguns blogs.

Vamos agora visitar a biologia. Procure “baby alien captured in Mexico”.

Você vai encontrar quase dois milhões de resultados sobre um alien capturado em uma armadilha, nas selvas mexicanas. Qualquer, mas qualquer biólogo mesmo, que trabalhe com mamíferos ou um veterinário com conhecimentos sobre fauna silvestre vai dizer: isso é um sagui (ou mico, ou sauí em algumas partes do Brasil) que teve a pele retirada. E é isso mesmo, um sagui sem a pele. Nada de mistério. Mas um mistério sempre tem que ter a opinião de um cientista para dizer que é uma “espécie desconhecida pela ciência”. Nas muitas postagens você vai ver que o Dr. Lorente, um renomado cientista afirmou, após exames minuciosos, que é um animal desconhecido. Acontece que o Dr. Lorente, que é sim um cientista renomado, nunca recebeu o tal animal e ficou espantado ao ver o nome dele mencionado! Como ele mesmo disse em uma entrevista: “nunca recebi tal animal, e se o tivesse, teria dito: é um mico!”. Mas o mistério continua…

Outro: “O alienígena de Cerro Azul, Panamá”. Como sempre os posts começam com “Um grupo de jovens viu um ser saindo da caverna, ficaram com medo e deram pauladas nele, matando-o. Depois voltaram e tiraram fotos. O ser incrível é um alien. Cientistas estão sem respostas, blá, blá, blá…” Bom, os jovens só disseram que viram o bicho VIVO e que o mataram a pauladas depois, em entrevistas para a TV. O ser “estranho” não apresenta marcas alienígenas e o mais importante: não é um alien. É um bicho preguiça. Sem pelo, mas um bicho preguiça. Todos os zoólogos que o viram disseram: é um bicho preguiça. Chegou a ser analisado por cientistas que concluíram o óbvio: um bicho preguiça, sem pelos e que devia estar morto por pelo dois dias na água. Deve ter caído na água e, com o calor tropical, como acontece sempre (basta colocar um rato morto na água e em um dia você verá isso acontecer), os pelos caíram. Como um bicho preguiça COM pelos já é bastante estranho, imagine SEM! Mistério resolvido, certo? Não!

Os muitos blogs sobre “Mistérios” continuam a propagar vídeos, a introduzir novos “depoimentos” de cientistas renomados (que nunca foram perguntados), a dizer o que já haviam lido em outros blogs: é um alien.

A internet permite a sobrevivência de muitos mitos e lendas urbanas. Todos nós queremos descobrir mistérios, queremos ver algo além do que existe ou pode ser visto. Tem sido um antigo sonho humano desde as primeiras pinturas nas cavernas e não creio vá perecer tão cedo. E eu não estou dizendo que não creio em aliens, coisas estranhas ou mistérios que a ciência não pode explicar (ainda). Existem acontecimentos além de nossa compreensão, como deve ter sido para um índio ter visto a primeira caravela ou quando Marco Polo viu o efeito da pólvora pela 1ª vez. Negar a explicação de um fenômeno não vai torná-lo mais real ou verdadeiro.

Quando confrontados com a realidade, alguns dizem que você precisa manter a mente aberta. Eu já cheguei a receber a famosa réplica: “você deve trabalhar para o governo e quer encobrir a verdade!” Bom, eu NÃO trabalho para o FBI e nunca fiz parte de uma conspiração para esconder “a verdade”, que está lá fora, mas já volta quando acabar de fumar um cigarro.

ASSINE A UNTITLED!
Cultura geek de verdade!

 

, , , , , ,

About Adalberto Cesari

Biólogo, especialista em morcegos. Apaixonado por ciência, tecnologia, ficção científica e boa música. Amante da história antiga do mundo e da contemporânea brasileira. Crítico demais, mas otimista ao extremo. Às vezes falo sério, mas penso em memes. E por ser mineiro, consigo ler Guimarães Rosa sem precisar de dicionário.

View all posts by Adalberto Cesari

2 Responses to “Mistérios Misteriosos? Pense Outra Vez!”

  1. Priscila Carneiro Says:
    Olá! Em partes concordo com vc ,pois eu mesma tenho um blog ,e ele um dia falou sobre denuncias do sistema de governo que temos em nosso País,fazia denuncias,dava minha opinião mas sempre calçada em provas,documentos,pois cresci no meio,e sempre tive uma gana de JUSTIÇA ,de desmascarar esse ou aquele irmão que se diz de conduta ilibada,que tem boas intenções para com o próximo ,mas que na verdade almeja sim prosperar as custas das mazelas alheias.

    Também pelo fato de eu ter sido vitima desse mesmo sistema,abusos de poder,prevaricações etc..

    Mas com o passar dos anos eu percebi que tal assunto me desgastava,que eu era uma andorinha só tentando fazer verão ,e que meu poder na terra era limitado e TÃO MENOS TERIA O PODER DE DEUS o único que pode mudar tudo,mas o tempo é dele só ele sabe a hora de agir.

    E mesmo porque percebi que assim como a SALVAÇÃO É INDIVIDUAL NA PARTE ESPIRITUAL,as mudanças no MUNDO também as são,caberia a cada um fazer a sua parte ,e eu dar meu pitaco ,mesmo com provas em meu blog de nada adiantaria uma vez que a própria mídia já massantemente explorava esses assuntos relacionado aos HOMENS DO PODER TERRENO ,de um SISTEMA GOVERNO FALIDO E CORROMPIDO QUE TEMOS A SECULOS NÃO SÓ NO BRASIL MAS NO MUNDO,o mesmo que condenou JESUS A CRUCIFICAÇÃO.

    Achava que meu blog serviria de alerta ,para que outras pessoas pudessem tirar informações e passassem a se policiar ,a se munirem de cuidados perante esse sistema corrompido.

    Mas foi daí que comecei a ter sonhos,visões com DEUS e os seres de LUZ ,assim é como chamo os seres de outros planetas de outras dimensões.

    Por causa desses acontecimentos eu mudei o foco de meu blog passei a pesquisar assuntos sobre JESUS ,fazer uma correlação entre ele e os seres de outras dimensões ,as diferenças entre eles ,como aciona-los,ainda não falo com eles como posso falar com vc,a não ser em sonhos e projeções e ou quando saiu e fico olhando o céu sempre no mesmo horário e eles me enviam sinais.

    As vezes dou CTRL DE OUTROS BLOGs mas para mostrar aos irmãos que muitos pelo mundo a fora estão tendo as mesmas visões,que muitos estão canalizando os mesmos pensamentos e dividindo suas experiências em busca de uma resposta,pois aprendi que NÃO SE CHEGA A VERDADE POR IMPOSIÇÕES DE FALSOS CRENTES ,POR ESTERIÓTIPOS IMPOSTOS E CRIADOS POR UMA SOCIEDADE FALIDA E CORROMPIDA EM SEUS VALORES ÉTICOS E MORAIS,onde DEUS é mais um canal a prosperidade material a que espiritual,MAS SIM QUANDO ESSAS RESPOSTAS VEM ATÉ VOCÊ ,DEUS E OS SERES DE LUZ TE ESCOLHE ,ELES PREPARAM O CAMINHO AO ENCONTRO COM ESPIRITO SANTO E TUDO SE TORNA LUZ E SUA MENTE VAI SE ABRINDO E CLAREANDO SUA VISÃO SOBRE SUA VIDA E SOBRE O MUNDO!

    Sempre AMEI JESUS ,SEM TE-LO VISTO,SEM TE-LO ESCUTADO,SEM PRECISAR DECORAR E OU ESTUDAR A PALAVRA,SEM PICAR PONTO EM UMA IGREJA,MAS HOJE ISSO É MAIS FORTE ,POSSO DIZER QUE HOJE ALÉM DE MA-LO CADA VEZ MAIS,DE SENTIR SUA PRESENÇA ,DE CRER SEM VÊ-LO,TENHO A CERTEZA QUE ELE É UM SER DE OUTRAS DIMENSÃO ,ELE É UM SER DE LUZ DENTRE MUITOS OUTROS ,COM UMA DIFERENÇA ,ELE É FOI O ESCOLHIDO ,ELE É O FILHO DE UM SER MAIOR DE LUZ ! ASSIM COMO JESUS MORREU SEM PRECISAR PROVAR NADA PARA SEUS IRMÃOS DE SEU PODER,O MESMO ACONTECE NOS DIAS DE HOJE COM OS FATOS QUE VC RELATOU ACIMA,EU PODERIA TIRAR FOTO ,FILMAR TUDO O QUE ESTOU VENDO DIA SIM DIA NÃO,SEMPRE NO MESMO HORÁRIO,PODERIA GANHAR DINHEIRO, SAIR VENDENDO LIVROS ,CAMISETAS ETC.. ,mas se JESUS não o fez com todo o poder que ele tinha quem sou eu,CABE A CADA UM PRIMEIRO ACREDITAR SEM VER E DEPOIS AQUELE QUE TIVER FÉ DEPOIS ORAR MUITO,PEDIR ,BUSCAR RESPOSTAS,ELAS CHEGARÃO !

    A PAZ DE CRISTO !! MUITA LUZ DOS SERES DE LUZ!! ANJOS E ARCANJOS !!

    Reply

  2. Marília Barros Says:
    Prezada Priscila,

    O artigo não está de forma alguma atacando o fato de pessoas religiosas acreditarem em divindades sem “vê-las” – o que acredito ser o caso da maioria das pessoas que creem em deuses e outras entidades mitológicas. Este é um assunto polêmico e interessante, mas o autor não entrou neste mérito.

    O que o autor traz no texto são diversos exemplos de fatos aparentemente misteriosos que, mesmo depois de esclarecidos, continuam a ser divulgados e a ganhar público através da internet. Apenas isso!

    O surgimento de alguns “mistérios” pode mesmo ser desproposital, ou ao acaso, como nos casos das esculturas de astronautas na igreja de Salamanca e do contato dos jovens com o bicho-preguiça desfigurado no Panamá.

    Porém, outros casos, como o dos “crânios de cristal” ou o do “alien das selvas mexicanas” que é na verdade um sagui sem pele (o que realmente qualquer mastozoólogo pode ver!), foram forjados por pessoas mal intencionadas com o objetivo de enganar os outros. Mais do que isso, muitas vezes casos de charlatanismo são tentativas explícitas de ganhar dinheiro às custas da desinformação das pessoas! Se você duvida que estas tentativas tenham sucesso, procure pelo (hilário) caso do ET Bilu.

    Neste contexto, artigos divulgativos desta natureza são muito importantes no sentido de trazer informações para as pessoas, e de alertá-las sobre casos, muitas vezes clássicos como vemos no texto, de charlatanismo.

    Portanto, o fato de você “amar Jesus sem te-lo visto, sem te-lo escutado”, além de não ter a ver com o assunto do texto, não muda nada o fato de que as supostas provas sobre a existência de alienígenas por aqui eram todas falsas. Eu mesma acharia muito interessante se pudessemos conhecer possíveis formas extraterrestres de vida, mas nem por isso vou acreditar em “verdades” tão pouco convincentes como estas!

    Se por um lado a internet é um ótimo veículo para divulgar informações, por outro também é um meio eficiente de fazer pesquisas, sem muito esforço, sobre a veracidade de diversas informações.
    Porém, talvez a fascinação humana por “mistérios” explicados de forma fantástica, com leis de “outros mundos”, seja maior do que a curiosidade por “mistérios” mundanos que podem ser explicados através das leis já conhecidas pela ciência – o que explicaria os “reposts” de tantos “mistérios” já solucinados.

    O artigo está muito informativo e interessante. O autor está de parabéns!

    Reply

Leave a Reply