Warning: Creating default object from empty value in /home/super084/public_html/untitled/wp-content/themes/freshnews/functions/admin-hooks.php on line 160

Os Perigos da Rede Wi-Fi Livre [Infográfico]

1 de junho de 2012

WebX

Sniffing, Sidejacking, Honeypot. Provavelmente você nunca deve ter ouvido falar nessas palavrinhas antes (desculpe, esqueci que você era nerd e sabia), mas Wi-Fi grátis com certeza já ouviu né. Creio que hoje em dia, em praticamente todas as vezes que saímos de casa, seja para ir ao shopping, em uma balada ou mesmo no aeroporto, já corremos para checar em nossos tablets e smartphones, se não tem pelo menos uma conexãozinha Wi-Fi livre para conectarmos na Internet e dar uma passadinha rápida pelo Facebook, Twitter ou Instagram. Não importa o que você faça nessa conexão livre, porque do outro lado pode haver um hacker (cracker), pronto para roubar suas informações mais preciosas.

O infográfico a seguir, mostra de uma maneira bem didática, algumas das formas mais comuns que esses cybernautas ardilosos usam para roubar suas informações. No sniffing, um hacker que nem precisa estar por perto, usa um software para rastrear tudo o que passa por uma conexão Wi-Fi. Se você não usa criptografia para acessar sua conta de e-mail, por exemplo, ele facilmente rastreará seu login e senha.

No caso do sidejacking, o hacker faz uma escuta na rede e “sequestra” sua sessão de usuário, no seu navegador. A princípio ele não tem a senha, mas poderá entrar em sua conta no Gmail ou no Facebook e fazer alguns estragos. Infelizmente, você só vai perceber quando ver que sua conta no Facebook foi atualizada com informações que você não postou. Isso é uma tentativa por parte do hacker, de forçá-lo a mudar sua senha. Muita atenção! Só altere a senha quando chegar em casa!

O ataque honeypot talvez seja o mais sinistro. Como o próprio nome diz (pote de mel), o hacker (entenda cracker) disponibiliza uma rede Wi-Fi falsa e de “alta largura de banda”, esperando que pessoas desavisadas se conectem. Uma vez nessa rede, praticamente todas as suas informações estarão disponíveis para os criminosos.

Por isso, quando estiver fora de casa e em viagem, tome muito cuidado ao se conectar em qualquer rede gratuita. Escolha sempre as mais conhecidas e menos suspeitas. Leia atentamente o infográfico abaixo e procure seguir seus conselhos de segurança ;-)

Você já passou por uma situação dessas e teve suas informações roubadas? Deixe-nos saber nos comentários!

Inspirado por: Bit Rebels
Imagem: Placa de Wi-Fi grátis em Ubud, Bali. Autor Desconhecido.

 

ASSINE A UNTITLED!
Cultura geek de verdade!

 

, , , , , ,

About Max Sparsbrod

Desenvolvedor web desde 96. Cientista amador, aspirante a astrônomo, arqueólogo por correspondência, ufólogo inveterado, forjador de espadas e amante da era medieval. Aprendiz de escritor com um pseudo pseudônimo (Max). Ex-músico, baixista de uma banda de rock mineira “quase famosa”. O grande arquiteto. Em resumo, quem manda nessa bagaça!

View all posts by Max Sparsbrod

No comments yet.

Leave a Reply